30 outubro 2010

I Concurso de Cernelhas de Sousel


“Céu no azul infinito, tarde linda, praça á cunha”

Era assim que se apresentava a tarde de 16 de Outubro, na velhinha mas sempre castiça praça “Pedro Louceiro” em Sousel, para presenciar um acontecimento diferente por estas paragens, mas de certo a repetir para o próximo ano, desejo este expressado pelo Presidente da Tertúlia Nª Sra. do Carmo e nosso grande amigo João Ganhão.
Em recta final de temporada, realizou-se o I Concurso de Cernelhas de Sousel e demonstração de pegas, contando com a presença de 11 Grupos de Forcados associados incluído, claro está o GFAMonforte.


O GFAMonforte foi representado pela parelha João Pedro Medalhas / Pedro Carrilho. Na primeira eliminatória do Concurso, calhou em sorteio o GFAÉvora, em que a dupla Monfortense não de deixou intimidar pelo sonante nome dos adversários e realizou um boa cernelha ao primeiro intento com entrada rápida e decisiva da parelha, sendo apurada para a segunda ronda onde caiu em sorte o vizinho GFAArronches. Nesta ronda a dupla sentiu muitas dificuldades em “entrar” já que o gado manso com o passar do tempo foi evoluindo a bravo e a falta de experiencia nesta arte ditaram e foram primordiais para que a cernelha não se realiza-se sendo então eliminados nesta ronda.


No intervalo de cada ronda houve demonstração de Pegas. O GFAMonforte abriu praça na demonstração executando 3 bonitas e vistosas pegas por parte de João Maria Falcão, Fábio Derreado e Luís Samarra. De salientar a juventude e o espírito de entre ajuda que se verificou nas três pegas, integrando na formação já novos elementos que querem honrar a jaqueta do Grupo de Monforte.

Após esta diferente jornada seguiu-se um lanche/jantar num restaurante da vila de Sousel onde reinou o ambiente taurino e de camaradagem que é apanágio de todos os moços de forcados ressaltando a presença de inúmeros forcados do grupo de Monforte que nesta tarde apoiaram os mais novos e transmitiram a sua experiencia.
O Concurso foi ganho pelo Real GFAMoura.

PRO GFAM, VENHA VINHO!!!




João Pedro Medalhas / Pedro Carrilho






João Maria Falcão


Fábio Derreado


Luís Samarra


O apoio dos elementos mais velhos


Ambiente geral.

Sem comentários: