29 abril 2011

Alpalhão

Foi no passado dia 24 de Abril que nos deslocámos a Alpalhão, para pegar a Corrida do Programa “Três Tércios”, da Rádio Portalegre! A corrida contou com meia casa, pois o tempo durante esta Páscoa esteve muito irregular, alternando com períodos de chuva e sol, criando assim algum receio nos aficionados em se deslocarem aquela localidade para assistirem à corrida de toiros.


O cartel foi composto pelos Cavaleiros, Francisco Cortes, João Caetano e João Telles Jr., nas pegas o nosso grupo alternou com os grupos de Portalegre e Alter, lidaram-se seis toiros da ganadaria Santa Maria.


Para Pegar o 1º da Tarde foi escolhido um forcado já veterano no nosso grupo, Nelson Catambas, que consumou a pega à 2ª tentativa, após na 1ª tentativa o toiro ter saído solto, passando assim ao lado do forcado, mas o Nelson com toda a sua raça ainda tentou agarrar-se ao toiro onde infelizmente não conseguiu evitar a queda. O Nelson é um forcado com muita experiência e na 2ªtentativa mostrou a todos, especialmente aos mais novos, como se deve pegar um toiro, citando, templando, toureando e reunião perfeita. No segundo toiro que nos calhou em sorte o nosso Cabo decidiu tentar a pega de cernelha, porque hoje em dia por muito que custe acreditar, ainda se enviam e se aceitam nas praças, toiros sem qualquer apresentação para serem lidados e pegados numa corrida de toiros, no caso deste que nos calhou em sorte tinha uma córnea muito fechada. Sendo assim foram escolhidos os forcados Nuno Toureiro (cernelheiro) e Pedro Carrilho (rabejador), sendo a sua estreia, faltou-lhes alguma experiência no momento da entrada, mas não se pode retirar qualquer mérito e valor a estes dois jovens que tentaram por duas vezes a pega e que não a conseguiram concretizar, pois na segunda tentativa o toiro que não marrava e só distribuía coices por todo o lado, colheu o Nuno com muita violência enviando este jovem para enfermaria e posteriormente para o Hospital, mas felizmente já está tudo bem com o Nuno. Assim sendo o Cabo decidiu tentar a pega de caras e escolheu o forcado mais “elegante” do Grupo, o Vítor Carreiras, e em boa hora tomou esta decisão porque o “miúdo” não se intimidou com o toiro que tinha pela frente e conseguiu assim realizar uma boa pega à primeira tentativa, com todo o Grupo a ajudar na perfeição, o pior foi retira-lo de dentro daquela córnea tão apertada, mas com perícia de todos lá se conseguiu.


Finalizada a corrida, tempo do tradicional jantar, com os naturais discursos e muitos Vira-Companheiro, sem dúvida um bom jantar, com um grande ambiente e alegria.


Para Finalizar, deixamos aqui uma nota para a rapaziada mais nova, que dignifiquem e honrem a Jaqueta do GFAMonforte em todas as praças e fora delas e que dêem sempre o vosso máximo!



texto escrito por: Manuel Mendes

Sem comentários: