26 janeiro 2011

GFAMonforte no "Almanaque Alentejano"

O nosso grupo é mais uma vez destaque nos meios de comunicação social, desta vez é o "Almanaque Alentejano" de Luís Jordão, que através de um texto escrito pelo nosso amigo e grande forcado que foi do GFAMontemor o Engº António José Zuzarte, faz um breve historial da nosso carreira desde a fundação até ao presente.

Os agradecimentos ao Engº António José Zuzarte pelas suas palavras proferidas no texto abaixo, e também pela ajuda que sempre tem prestado ao grupo ao longo destes anos, porque sem ela certamente teria sido muito mais complicado!

“António José Zuzarte”


Monforte é uma das terras deste imenso Alentejo onde a Festa dos Toiros tem mais interpretes, figuras grandes, e onde faltava um grupo de forcados. Este surgiu, começando a dar os primeiros passos, ainda no ano de 1999. Com fardas emprestadas, e ainda muita inexperiência, apresentaram-se mesmo assim em dois ou três espectáculos. Foi porém em 2000 que as novas fardas foram estreadas. Pegaram primeiro um toiro em Espanha, num festival em Almeirim, lá para os lados de Cáceres e, em 20 de Maio, foi a apresentação nos Canaviais, ali bem perto de Évora, onde, em tourada formal, com mais dois Grupos de Forcados, pegaram um curro de toiros de António José Teixeira e conquistaram o troféu para a melhor pega. Foi seu vencedor o seu cabo Paulo Freire, autor de uma grande "cara".


Daí para cá cresceram, ganharam experiência, as corridas foram surgindo e os triunfos também. Conquistaram prémios em boas actuações e, em 2008, apresentaram-se na nossa "catedral" do Campo Pequeno, onde tiveram uma estreia de grande mérito. Pegaram em Espanha e França e, já com onze temporadas, consolidaram uma posição digna e invejável.


De novo o Campo Pequeno, em 14 de Outubro de 2010, a encerrar mais uma época e o primeiro ciclo do Grupo. Na arena lisboeta, o cabo Paulo Freire passou o comando ao Ricardo Carrilho, também um dos fundadores do Grupo e forcado valoroso. Paulo encerrou uma carreira de forcado multifacetado, que com o seu querer e entrega colocou o seu Grupo no lugar de destaque que hoje ocupa. Estamos certos que os triunfos irão continuar para honrar os pergaminhos desta terra aficionada que os viu nascer."


E Pro GFAMonforte e Engº Zuzarte...Venha Vinho!!!

1 comentário:

João Barnabé disse...

Texto mais que merecido!! Realmente o nosso grupo já ocupa uma posição invejável conseguida em apenas 11 anos de actividade e daqui a mais uns quantos já estaremos ao nível de montemor e santarém (por exemplo) sem duvida alguma! Cada vez com mais rapaziada nova (incluindo eu) a querer entrar e honrar a jaqueta do GFAMONFORTE, tudo isto tem apenas que ser bem aproveitado, muito bem treinado e lançado para o futuro, pois o nosso grupo pode ter um futuro explêndido!!

A todo o grupo um grande abraço de parabéns e felicitações desde chato admirador! :p

João Barnabé :)