07 agosto 2007

Rescaldo de Bencatel...

Realizou-se no passado dia 4 em Bencatel mais uma corrida de toiros onde o nosso grupo foi participar. Desta vez o encontro foi pelas 16:00 horas no campo de futebol. Depois da tradicional palestra do cabo, de uns banhos pois o calor apertava, depois dos elementos fardados lá rumamos até a castiça praça de toiros, onde o "rei dos comprimidos"nos indicou o caminho mais perto (ou ñ). Na praça para lidarem um curro da ganadaria Irmãos Dias estavam os cavaleiros Pedro Salvador, Gilberto Filipe e Joana Andrade. Para as pegas o nosso grupo e o grupo da terra.
O nosso primeiro toiro lidado pelo cavaleiro Pedro Salvador saiu bem apresentado, a rondar os 500kg, mas de comportamento distraído e com arrancadas de manso, tendo o cavaleiro feito todos os possíveis para lhe deixar a ferragem da ordem. Já mesmo no fim da lide o toiro ao embater contra um burladero onde depois se veio a verificar que tinha o corno partido. Pelas características difíceis do toiro o nosso cabo mandou para a cara do toiro o forcado Dinis Pacheco que só a sexta tentativa conseguiu resolver o problema. Um toiro difícil que tirava a cara quando se sentia agarrado e tentado fugir aos forcados. O grupo também ñ ajudou da melhor forma com as segundas a ñ conseguirem entrar a tempo dificultando o labor do forcado da cara e do primeiro ajuda.
O terceiro toiro da corrida lidado pela cavaleira Joana Andrade, dividimo-lo com o grupo de Bencatel sendo cara o "Mula" que a primeira tentativa e com muito valor conseguiu a pega.
A encerrar a corrida actuou o cavaleiro Gilberto Filipe e para a cara do toiro foi o forcado Luís Aranha que só a terceira tentativa conseguiu pegar o toiro com uma boa primeira ajuda do Roberto Geadas, tendo o forcado escorregado na cara do toiro na primeira tentativa e havido uma falha das ajudas na segunda tentativa. Os toiros saíram desiguais de apresentação, com dois toiros grandes e sérios e três toiros mais pequenos que facilitaram a actuação dos artistas, cavaleiros e forcados. Os nossos companheiros de cartel pegaram os seus toiros á segunda e primeira tentativa.
Ao contrário do que o grupo tem mostrado esta temporada, notou-se algumas falhas nas segundas ajudas que por vezes dificultaram o labor dos forcados da cara e primeiros ajudas. Depois do banho lá rumamos ao restaurante a Paragem onde jantamos e convivemos como sempre com grande alegria e boa disposição e muitos "bota abaixo".
Depois dos discursos rumamos até as festas da terra onde ainda ouve tempo para dançar e bebr copos...
(Texto escrito por Marcos Pernas- Jornalista tauromáquico do jornal ECOS)
E Pro GFA Monforte... Venha Vinho!!!

2 comentários:

Filipe disse...

Pois, parece que essa corrida não correu da melhor forma, mas mesmo assim o grupo esta de parabens porque conseguiu resolver o problema e tambem por ter um jornalista "profissional" a escrever o textos para o blog do grupo...

Anónimo disse...

A corrida poderia não ter corrido da melhor maneira para o grupo de monforte, mas já para o grupo de Bencatel correu da melhor maneira... Parabéns grupo de Bencatel