11 junho 2007

Sancti Spiritus ya esta...


Foi no passado Domingo ,dia 10 de Junho (dia de Portugal), que o GFA Monforte se deslocou a Sancti Spiritus, perto de Ciudad Rodrigo, para participar numa novilhada integrada nos festejos que por lá se realizaram... A partida foi cedinho, cerca das 8h00 da manhã para quem não se atrasou e para quem não esteve 2horas á espera de um artista que acabou por nem ir... ultrapassado este pequeno precalço lá rumámos aquele pequeno pueblo para mais uma tarde de toiros! Depois de 3h de viagem chegámos então a Sancti Spiritus onde a Sra. Pilar nos esperava... feitas as apresentações da prache fomos conduzidos a um restaurante para o esperado almoço. Comeu-se bem, coisa que não esperávamos, fomos muitíssimo bem recebidos e extraordinariamente bem tratados! A seguir ao almoço e já no café/bar do restaurante confraternizámos e gánhamos a simpatia das gentes locais (do sexo feminino principalmente... lol), como é nosso apanágio, e a tarde foi passando numa toada animada até á hora da corrida.
A fardação foi nos camarins de artistas do centro cultural de Sancti Spiritus, espaço moderno e bonito onde o "Cabo Calça" deu a palestra, no palco, aos seus púpilos que o escutavam atentamente na plateia! Feito o discurso o "Cabo Calça" decidiu que se fardaria toda a gente, inclusivé o nosso fiel e bom amigo "Ambrósio" que viu assim premiada toda a dedicação e amizade que nutre pelo GFA Monforte! Olé pra ti "Ambrósio"!!!
Chegada a parte séria e já com a malta concentrada na responsabilidade que tinha por diante rumámos á Praça de Toiros desmontável, instalada no centro da cidade no meio das casas e onde as medidas pareciam ter sido tiradas ao milimetro, tal era a precisam com que a praça se encaixava no meis«o das casas... lol
O segundo novilho da corrida tinha 2 anos (pelo menos de ferragem...), pesava cerca de 480 kg e foi lidado pela cavaleira Portuguesa Joana Andrade ao qual, depois e mostrar uma valentia invulgar e uma tremenda vontade de triunfar, matou ao primeiro intento numa estocada fulminante que lhe valeu o corte de 2 orelhas e rabo!!!
Pra pega foi escolhido o "Podengão" que pegou, e bem, o toiro á primeira tentativa com o grupo a ajudar de forma eficaz e bastante coesa!!!
Pra pegar o segundo toiro saltou, ou melhor, passou os burladeros o estreante "Topo Gijo" que pegou bem á segunda tentativa depois de na primeira ter acusado um pouco a ansiedade própria de um estreante e não ter reunido técnicamente muito bem. O toiro arrancou-se de largo e empurrou até ás tábuas onde o grupo ajudou de forma compacta!
Passados os apertos... bem... aí é que foi divertir, sempe com o máximo respeito e educação! A animação começou ainda nem tinhamos saído da praça quando uma das inúmeras peñas que se encontrava na praça ofereceu ao "Topo Gijo" um mini barril de cerveja de 5L que como é óbvio, teve uma vida muito curta... lol Já de banho tomado, de água bem fresquinha pra acalmar o stress seguimos para a praça principal, em frente ao Ayuntamento onde, ao sabor de "unas cervizitas bien hieladitas" esperámos pela hora de jantar! O jantar foi bem ao nosso estilo, com muita comida, muita bebida e muito brinde... destaque para a simpatia de uma mesa vizinha que se associou aos brindes do Grupo e bebu conosco mais que uma vez!!! lol
Às 23h30 deixámos então Sancti Spiritus, com muita pena mas hoje era dia de trabalho, e rumámos a Portugal com a certeza que deixámos um óptimo ambiente e fizémos o nosso papel da melhor maneira possível! Pro ano quem sabe...

Os elementos do GFAM que se deslocaram a terras de "nuestros hermanos" foram: Cabo Calça, Velho, Baltazar, Gaiato do Xico Carrilho, Feio, Costureiro, Pazadas, Simpson, Rei do Gado, Belinho, Poldreco, Gaguito, Fakir, Macakinho, Galináceo, Rei das Pegas á 3ª, Podengão, Preto, o estreante Topo Gijo e o Amigo Ambrósio!!!

Sem comentários: