10 fevereiro 2007

GFA Monforte em Villalba de Alcor, Huelva

Foi na passada Sexta-feira, dia 9, que o GFA Monforte se deslocou á simpática localidade de Villalba de Alcor (Huelva) para participar num espectáculo onde se fizeram demonstrações de todas as artes taurinas. Começando pelo toureio a pé, passando pelo rejoneio e finalizando com as pegas!
O dia começou cedo, cerca das 9h00 da manhã, em Monforte, onde o pessoal se reuniu no café das bombas... uma inovação lol! Seguimos depois viagem rumo a Villalba de Alcor! Depois de uma viagem um bocadinho atribulada onde desde a inexistência de mapas ao facto de ninguém saber bem onde ficava a dita localidade, nos aconteceu de tudo um pouco... Mas como tem boca vai a Roma, lá fomos perguntando em Portuespanholês (uma nova linguagem inventada pelo Boca Aberta e pelo Podengão, que é uma espécie de Português e Espanhol) até que chegamos a Villalba de Alcor! Na nossa chegada ao recinto onde decorria a Feria de las tapas, del Toro e del Caballo. Fomos recebidos pela Guardia Civil que nos encaminhou para a praça desmontável instalada no recinto da feira, uma recepção digna de um chefe de estado... lollol
Depois de uma conversa com a organização do espectáculo, pra ultimar promenores, demos uma uma voltinha pela feira, pequena mas com um ambiente espectacular, provámos algumas iguarias que nos eram dadas a provar e a beber e fomos almoçar! O almoço foi num restaurante dentro do recinto da feira e foi muitíssimo bem servido! Bebidos os "cafés" demos mais uma voltinha para "desmoer" enquanto não se faziam horas de fardar... Chegou então a hora da fardação, pegámos nas malas e fomos fardar, imaginem, na sacristia de uma capelinha! Isto é que foi uma fardação Santa!!! hehehe
Já na praça assistimos á tenta de 2 vacas, estilo demonstração, com o speaker a explicar constantemente o que se ia passando! Depois da tenta chegou a hora da demonstração da Corrida à Portuguesa... efectuámos as cortesias como manda a lei e esperámos pela nossa vez de mostrar a "nuestros hermanos" como se pegam toiros á unha! Pena foi que a organização destinasse para esta demonstração, em que exigiu os forcados trajados a rigor, uma vaca... era o que havia, foi o que se pegou! Começou a demonstração o forcado maçarico "Rei do Gado"; segui-se o "Poldreco", depois o "Gaiato do Xico Carrilho", o "Fahkir" e por fim o "Podengão" (que havia sido substituido pelo Rei do Gado na 1ª formação por ser maior que a vaca lol) fechou a demonstração com uma boa pega á 1ª tentativa, tal como todos os que o antecederam!
Feita a demonstração chegou a hora de regressarmos á festa! Jantámos no recinto da festa onde o Poldreco resolveu abrir o livro durante o jantar, saindo-se como um sempre simpático, "espera aí javaliiiiii" quando o empregado de mesa lhe tentou sacar o copo ainda meio de cerveja... Olé poldreco!
Depois de jantar confraternizámos com as gentes locais num animadissimo show de sevilhanas onde o Poldreco, o Podengão e o Gaiato do xico Carrilho demonstraram todos os seus dotes de bailarinos...
Depois do espectáculo de sevilhanas e porque a viagem era longa fizémos as despedidas e voltamos a casa!
Desta nossa demonstração resultou um contrato para voltarmos a Villalba del Alcor no dia 7 de Julho para, aí sim, pegarmos numa corrida!
De realçar o comportamento exemplar de todos os elementos que se deslocaram a Villalba onde dentro e fora da praça conquistámos a admiração e o respeito de todos!
Foi um dia muito bem passado e que esperamos repetir...
Até dia 7 Villalba!!!

Os elementos que marcaram presença na demonstração foram: Cabo Calça, Boca Aberta, Gaiato do Xico Carrilho, Gordo, Poldreco, Fahkir, Podengão, Rei do Gado e o Gaguito!